fevereiro 28, 2024

Minuto Mais

Informações sobre Brazil. Selecione os assuntos que você deseja saber mais sobre no Journaloleme

Príncipe Harry resolve alegação de hackeamento telefônico de tablóides e diz que sua missão de domar a mídia continua

Príncipe Harry resolve alegação de hackeamento telefônico de tablóides e diz que sua missão de domar a mídia continua

Londres (AFP) – Príncipe Harry Ele disse na sexta-feira que sua “missão” de controlar a mídia britânica continua, depois de aceitar custas e danos do editor de um tablóide que violou sua privacidade por meio de grampos telefônicos e outras invasões ilegais.

O advogado de Harry, David Sherborne, disse durante uma audiência que os jornais do Mirror Group concordaram em pagar todas as custas judiciais do príncipe, bem como danos “significativos”, e fariam um pagamento provisório de 400 mil libras (505 mil dólares) dentro de 14 dias. . A aba final será avaliada posteriormente.

Harry disse que foi absolvido e prometeu: “Nossa missão continua”.

“Expusemos e comprovamos a forma chocantemente desonesta como o Mirror se comportou durante muitos anos e depois procuramos esconder a verdade”, disse o príncipe de 39 anos num comunicado lido pelo seu advogado fora do Supremo Tribunal de Londres. . .

Harry recebeu £ 140.000 (US$ 177.000) de indenização em dezembro, depois que um juiz concluiu que… O hackeamento de telefones era “generalizado e comum”. Nos jornais do Mirror Group, no final da década de 1990, o problema persistiu por mais de uma década e os executivos do jornal o encobriram. O juiz Timothy Fancourt concluiu que o telefone de Harry foi comprometido “de forma modesta”.

O acordo evita novos julgamentos para mais de 115 outros artigos de tablóides que Harry diz terem sido resultado de hackers ou outras interferências.

O Mirror Group disse em um comunicado que estava “satisfeito por ter chegado a este acordo, que dá ao nosso negócio maior clareza no avanço dos eventos que ocorreram há muitos anos, pelos quais pedimos desculpas”.

O processo que Harry abriu contra o editor do jornal Daily Mirror é um dos vários processos que lançou numa campanha contra os meios de comunicação britânicos, que acusa de arruinar a sua vida e de perseguir a sua falecida mãe, a princesa Diana, e a sua esposa, Meghan.

READ  Crítica: o musical Hell's Kitchen de Alicia Keys é ambicioso, mas incompleto

Em junho, ele se tornou o primeiro membro sênior da família real em mais de um século Para testemunhar em tribunal Durante o julgamento de seu caso contra o Mirror.

Harry, também conhecido como duque de Sussex, não compareceu ao tribunal durante a decisão de sexta-feira. ele Ele viajou para Londres de sua casa na Califórnia No início desta semana para visitar seu pai Rei Carlos III, que foi diagnosticado com câncer. Harry voltou aos Estados Unidos cerca de 24 horas depois.

Harry ainda tem processos em andamento contra os editores do The Sun e do Daily Mail por alegações de hackers ilegais. É recentemente Caso de difamação arquivado contra o editor do correio após uma decisão pré-julgamento inadequada.

Na audiência de sexta-feira, o juiz ordenou que o Mirror Group pagasse algumas das custas judiciais de três outros requerentes cujos casos estavam sendo ouvidos junto com o de Harry.

Fancourt disse que “todos os demandantes foram inocentados” pelas conclusões do tribunal sobre má conduta da editora, e que os custos legais aumentaram devido às “tentativas da empresa de esconder a verdade”.

A editora foi condenada a pagar “custos indiretos” por um processo público que visava expor irregularidades cometidas pela empresa. Isto é independente dos custos legais envolvidos na apresentação de reclamações específicas para indivíduos.

O juiz disse que os outros três requerentes deveriam pagar alguns dos custos do Mirror Group nos seus casos individuais, porque fizeram reivindicações exageradas ou não aceitaram ofertas de acordo razoáveis.

O juiz concluiu em Dezembro passado que a privacidade dos quatro queixosos tinha sido violada, mas rejeitou os casos apresentados pela actriz Nikki Sanderson e Fiona Whiteman, ex-mulher do comediante Paul Whitehouse, porque foram apresentados demasiado tarde. A afirmação do ator Michael Turner foi parcialmente bem-sucedida.

READ  Os ingressos para shows de Beyoncé agora são tão caros nos EUA que os fãs americanos estão voando para a Europa

A pirataria informática a jornais britânicos remonta a mais de duas décadas, quando jornalistas ávidos por novidades ligavam regularmente para números de membros da realeza, celebridades, políticos e estrelas do desporto e, quando solicitados a deixar uma mensagem, introduziam códigos virtuais para escutar mensagens de correio de voz.

A prática transformou-se num verdadeiro escândalo em 2011, quando foi revelado que o site News of the World de Rupert Murdoch tinha interceptado mensagens de uma menina assassinada, de familiares de soldados mortos e de vítimas de bombardeamentos. Murdoch fechou o jornal e um ex-editor do News of the World foi preso.

Mais tarde, descobriu-se que os jornais tinham utilizado outros meios intrusivos, tais como escutas telefónicas, escutas domiciliares e obtenção de detalhes de registos médicos através de fraude.

O Mirror Group Newspapers disse que pagou mais de 100 milhões de libras (127 milhões de dólares) em ações judiciais por hackers telefônicos ao longo dos anos, mas negou qualquer irregularidade no caso de Harry. Ela disse que usou métodos legítimos de denúncia para obter informações sobre o príncipe.

Harry criticou o ex-editor do Daily Mirror, Piers Morgan, que negou saber sobre o hackeamento telefônico enquanto trabalhava no jornal.

Harry disse em seu comunicado que Morgan “sabia muito bem o que estava acontecendo”.

“O seu desprezo pela decisão do tribunal e os seus ataques contínuos desde então demonstram porque é importante obter uma decisão clara e detalhada”, disse o príncipe.

Morgan, que acusou Harry e Meghan de tentarem “destruir” a família real britânica, escreveu no X: “Concordo plenamente com o Príncipe Harry que a interferência insensível na vida privada da Família Real para obter ganhos financeiros é completamente repreensível… e eu espero que ele pare… fiz isso.”

READ  Gwyneth Paltrow chega ao tribunal quando começa o julgamento por um acidente de esqui